terça-feira, 3 de maio de 2011

Dicas

Como elaborar um bom currículo para o mercado?

O mercado está cada vez mais competitivo em todos os aspectos, e elaborar um bom currículo é a primeira providência a ser tomada ao sair em busca de uma nova oportunidade profissional. Ele será seu cartão de visitas e sua porta de entrada, portanto, poderá ser um fator crucial em sua contratação.
Para elaborar um bom currículo, deve-se observar e refletir sobre sua trajetória profissional e quais são as informações que deverão estar contidas. Não adianta colocar de uma forma desordenada ou mencionar todas as empresas que você trabalhou desde a sua adolescência.
As informações deverão retratar a realidade, deverão ser objetivas e redigidas em bom português. Mesmo que você redija adequadamente, sempre é bom pedir a outra pessoa, de preferência um profissional da área, que o leia e sugira eventuais correções. Pense… qual é o seu FOCO???
Recordo- me de uma frase que sempre ouvia de um certo professor em um curso, e que é sempre aplicada pelos “marqueteiros”, ele dizia: ” Menos, é mais”.
Baseia- se nesse conceito para transmitir a informação que você deseja em seu currículo, ele será seu melhor produto de venda, obviamente, além de outros fatores cruciais, como boa apresentação, comunicação verbal, raciocínio lógico etc…
Lembre- se: ” Você não é dono do seu emprego, mas da sua empregabilidade”.
Siga este caminho para você ter esse instrumento de forma coerente e mais atrativa para aqueles que lhe entrevistarão.
Afinal, durante uma entrevista pessoal você terá maior tempo e possibilidade de apresentar-se melhor e de forma mais eficaz. Aos poucos você identificará os pontos fortes sobre os quais você deverá chamar a atenção no seu currículo e melhora, pois eles serão questionados durante essa entrevista.
O currículo deverá ser composto por alguns blocos de informação começando com seus Dados Pessoais: nome, idade, estado civil, endereço e telefone para contato.
No bloco seguinte, você colocará o Objetivo, isto é, colocará o título do cargo a que você se candidata ou que lhe interessa. O terceiro bloco, que você chamará de Principais Qualificações. Este é o mais complicado pois aí você deverá resumir suas principais competências técnicas e comportamentais, produto da reflexão e da autoavaliação que você fez. Relacione de 6 a 8 competências. O quarto bloco é a apresentação do seu Histórico Profissional. Você deverá relacionar – do último para o primeiro – os empregos pelos quais passou, titulo dos cargos que ocupava, datas de entrada e saída. Além disso, é oportuno colocar em poucas linhas, algumas informações sobre as principais responsabilidades em cada um dos cargos. No penúltimo bloco, dê informações sobre sua Formação Escolar, mencionando também programas de treinamento e cursos de complementação que tenha feito. Finalmente, no último bloco, mencione seus Idiomas e classificações.
Não coloque fotografia, e não relacione fontes de referência. Seu desafio será o de fazer tudo isso caber, exagerando, em pouquíssimas páginas, com estética adequada.

Pronto!!! Agora é só mantê-lo ativo dentro do maior número possível de empresas, consultorias, amigos, amigos dos amigos, entre seu networking.

Boa sorte!!!

Fernando Ramos – Especialista em Recrutamento de profissionais de TI, formado em Tecnologia da Informação com especializações em Recursos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário